Pessoal, estou de volta. :)

Bem, desta vez é para dar uma dica bem rápida. Tudo a favor do aumento de produtividade. Bem, sabe aquela pasta que você sempre acessa ? Por exemplo, aquela pasta com seus projetos. Que tal acessá-la rapidamente com um simples cd <nomDaPasta>, não importando onde você esteja ?

Toda vez você entra no shell e tem que digitar cd /pasta1/numseioque/aquilooutro/projetos/meuprojetopreferido, para poder acessá-la? Bem, seus problemas acabaram. :) Existe uma variável de ambiente do bash chamada CDPATH. Você pode definir nela os caminhos de pesquisa preferenciais para o comando cd , assim como existe a variável PATH que trata dos caminhos preferenciais para executáveis. Como assim ? Explico.

Imagine que você tem a seguinte pasta : /home/diego/meusprojetos/projetoUltimoLog

E que você vira e mexe precisa acessar a mesma por linha de comando. Então você sempre faz :

cd /home/diego/meusprojetos/projetoUltimoLog ou cd ~/meusprojetos/projetoUltimoLog

Bem, você pode facilitar as coisas setando a variável CDPATH assim :

export CDPATH=.:/home/diego/meusprojetos

Pronto, agora para acessá-la, de onde estiver, basta digitar cd projetoUltimoLog. Fácil ? :D

E porquê colocar o . no início da CDPATH ? Porquê imagine que você está em um diretório que também possua uma pasta chamada projetoUltimoLog. O que acontece se você tentar acessá-la normalmente com cd projetoUltimoLog ? Acontece que você vai acessar aquela dentro de /home/diego/meusprojetos e não a local, entendeu ?

E o mais legal é que se você digitar cd e aperta TAB várias vezes para auto-completar a pasta vai aparecer, mesmo ela não existindo no lugar que você esteja. :)

Este BASH é o cão chupando manga. :)

Abraços,

Diego